domingo, 1 de outubro de 2017

Eng.º Menéres Manso

ANTÓNIO CLEMENTE MENÉRES MANSO

Morreu hoje no Porto, onde se encontrava internado no Hospital da CUF, o nosso excelente Amigo Eng.º António Clemente Menéres Manso. Homem dotado duma visão perspectiva e prospectiva sobre a agricultura e o desenvolvimento regional, na esteira do que foi o pensamento e a acção do Eng.º Camilo de Mendonça, a sua opinião fundamentada era ouvida, partilhada e considerada por muitos dos que com ele tivemos o privilégio de conviver.
Nasceu em Vila Nova de Gaia em 16 de Março de 1934, filho de Alberto António Martins Manso e de sua mulher D. Josefina Pinto dos Santos da Fonseca Menéres, em casa de seus avós maternos.
A sua aldeia de referência era Valpereiro, concelho de Alfândega da Fé, onde até aos dez anos de idade frequentou a escola primária e onde geria a sua casa agrícola, permanentemente preocupado com a criação de animais em modo de produção biológico e com a produção dum azeite de excepcional qualidade que lhe tem vindo a  grangear prémios e reconhecimento nacional e internacional.
Estudou em Lisboa, onde se licenciou em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. Trabalhou para a Federação dos Grémios da Lavoura do Nordeste Trasmontano, a partir de 1954, e no Complexo Agro-Industrial do Cachão onde exerceu as funções, sucessivamente, de Director do ramo Produção Pecuária, Director de Produção Industrial, Administrador Delegado (1978) e Presidente do Conselho de Administração. Entre 22 de Fevereiro de 1985 e 16 de Março de 1987 exerceu as funções de Director Regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi dirigente associativo e fundador de diversas organizações da lavoura. Só para citar algumas, a AOTAD, a APITAD e o Centro de Gestão do Vale do Tua.
Foi autarca pelo CDS, tendo sido vereador da Câmara Municipal de Alfândega da Fé entre 1989 e 1993. Já tinha sido também Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mirandela entre 1969 e 1972.
Deixou obra escrita, nomeadamente sobre ovinicultura, comercialização de azeite e produção de leite. Mais recentemente dedicava-se a investigação sobre a vida e a obra do Eng.º Camilo de Mendonça, tendo publicado este ano “Eng.º Camilo de Mendonça e o desenvolvimento do Nordeste de Portugal”. http://mdb.pt/opiniao/camilo-de-mendonca .
A agricultura do Nordeste e em especial a de Alfândega da Fé fica a dever-lhe uma paciente e persistente acção a seu favor, de que destacamos o seu papel inspirador e motivador para a manutenção, renovação e ampliação das redes de rega.
Ultimamente repartia o seu tempo entre Mirandela e Valpereiro, mantendo-se actualizado e informado em termos científicos e técnicos nos seus temas de interesse. Recordaremos sempre o seu fino sentido de humor e ficam-nos, inesquecíveis, muitos momentos que partilhámos, inclusive na véspera da sua morte.

Latães, 01.10.2017 

Sem comentários: